Share it!

terça-feira, 6 de julho de 2010

História da Vodka Absolut


Ela não usa rótulo. Sua garrafa é transparente. Seu nome está escrito, como tatuagem, direto no vidro da garrafa. Vem de um país sem muita tradição em vodca. Ela é a ABSOLUT VODKA. Uma marca que se tornou cult no mundo inteiro.

A história


Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua chamado retificação, onde a vodca era destilada mais de cem vezes. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feita na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.


O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos lançado primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodca russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação de mercado. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodca. No primeiro ano vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.


Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercado de vodca nos Estados Unidos em 1985. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodcas com sabores, uma grande novidade para a época. A primeira a estrear no mercado foi a ABSOLUT CITRON com sabor dominante de limão. Nos anos seguintes forma lançados outros sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e manga.





A alta qualidade da vodca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural. No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vodca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões.

A garrafa



A garrafa da ABSOLUT VODKA foi baseada em um vidro medicinal sueco do século XVIII visto por Gunnar Broman na cidade de Estocolmo. O primeiro protótipo foi feito em plástico, possuía o gargalo extremamente curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também adornava a garrafa. A tampa era de metal colorido, porém a idéia inicial era de ser apenas uma rolha.

O texto impresso na garrafa foi escrito à mão por Kotte Jönsson e dizia:

“This superb vodka is made from the grains grown in the rich fields of southern Sweden. Distilled at the famous old distilleries near Åhus. It has been purified 10 times in accordance with traditions dating to the year 1498. In perfecting Sweden’s national refreshment, it has become better known by the name Absolut rent Brännvin, Absolut Vodka.”

A garrafa começou a ganhar edições especiais em 2006, quando foi introduzida, para comemoração das festas de final de ano, uma garrafa chamada ABSOLUT BLING BLING. Essa edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia. O consumidor da vodca adorou a idéia e mais de 1.6 milhões de garrafas foram vendidas. No ano seguinte foi a vez da ABSOLUT DISCO, uma embalagem toda espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um Globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Novamente um sucesso absoluto com 2.9 milhões de garrafas vendidas. Para 2008 foi lançada uma nova versão ainda mais envolvente, chamada ABSOLUT MASQUERADE, envolta em uma capa mole de lantejoulas vermelhas (com exatos 3.238 mil pequenos paetês vermelhos, que aderem perfeitamente ao famoso shape da garrafa). A garrafa foi introduzida com o tema: Every Night is a Masquerade.




Fonte: Mundo das Marcas Pin It

1 comments:

  1. Realmente a Masquerade é linda, mas eu prefiroa glimmer. Eu acho ela linda, nao porque é lançamento, ela me encantada. Não sei dizer ao certo mas ela me encanta!! Alias ta tendo uma promoção que voce ganha convites para ir na festa de lançamento a glimmer, ta rolando Pagina da Absolut e no twitter ! Da uma olhada la... adorei o post, ta bem completo... bjs

    ResponderExcluir