Share it!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Cura da Ressaca

O que é ressaca?
A ressaca está associada a desidratação. É um tipo de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. Quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. O resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

Não há remédios mágicos universais para curar a ressaca mas há muitas alternativas que você pode experimentar para acelerar ou tornar mais tolerável o processo. Abaixo algumas dicas:

Antes de beber

Faça uma refeição completa - um estômago cheio diminui o tempo de absorção do álcool, dando ao organismo mais tempo para processar as toxinas.
Beba um copo de água - isto assegura que o organismo esteja hidratado antes que o efeito diurético tome conta;
Tome multivitaminas - isto prepara melhor o organismo para o esgotamento das vitaminas causado pela diurese freqüente.

Enquanto estiver bebendo

Beba com moderação - o ideal seria que as pessoas se limitassem a uma dose bebida por hora, pois este é o tempo que o organismo demora para processá-la;
Beba um copo de água após cada bebida alcoólica - além de ajudar na hidratação, isto dará ao organismo mais tempo para processar o álcool, diluir as toxinas e reduzir a irritação do estômago. Uma bebida esportiva como Gatorade ou Propel, vai também repor os eletrólitos, sais e açúcar perdidos na urina;
Observe a escolha da sua bebida - geralmente, pessoas que não misturaram bebidas se sentem bem no dia seguinte. Consumir diferentes tipos de bebida faz com que o organismo trabalhe mais, pois são colocados outros tipos de toxinas no corpo, o que leva a uma ressaca mais grave.

Depois de beber

Antes de dormir
Tome duas aspirinas com um copo cheio de água - os inibidores de prostaglandina na aspirina podem diminuir a gravidade da ressaca.

De manhã
Tome mais duas aspirinas com um copo cheio de água - isto minimiza as dores de cabeça assim como diminui a inflamação causada pelas sobras da prostaglandina;
Tome outra multivitamina - reabastecer as vitaminas C e B, em especial, pode ajudar você a se livrar das toxinas;
Tome café da manhã - uma refeição que inclua ovos (para a cisteína), uma banana (para o potássio), e suco de frutas (para a frutose) ou uma bebida esportiva (para os eletrólitos, açúcar e sais), pode colocar o seu organismo no caminho da recuperação. Lembre-se de que o café, o chá e os refrigerantes desidratam ainda mais quem ingeriu álcool.

Aqui está uma lista das principais bebidas e seus efeitos

Cerveja: a cerveja tem a menor percentagem de álcool (4% a 6%), mas também é gaseificada, o que apressa sua absorção e pode levar ao aumento das toxinas;
Vinho: o vinho tem uma percentagem mais alta de álcool (7% a 15%) do que a cerveja, mas geralmente não é gaseificado. O vinho branco é mais seguro do que o tinto ou rosé porque tem menos toxinas. Em geral, quanto mais barato o vinho, maior o conteúdo de substâncias e pior a ressaca;
Destilados: os destilados têm o conteúdo mais alto de álcool (40% a 95%) e portanto, aumentam as probabilidades de uma ressaca. Destilados claros como a vodca, o rum e o gim são apostas melhores do que os escuros e doces como o bourbon, o uísque ou a tequila, pois têm menos toxinas. Geralmente, o destilado mais barato resulta em uma ressaca pior do que a de um destilado mais caro.


Use o bom senso
Não misture bebidas diferentes. Não beba se estiver usando medicação ou em tratamento médico. Não beba se estiver enfraquecido. Não dirija se beber!

Cuidado com a lenda
Não é verdade que ressaca se cura com mais álcool. Pode ajudar a combater os sintomas a curto prazo, e pode ser uma boa desculpa para mais uma cervejinha ao acordar, se você não estiver com ressaca de verdade. Mas se estiver, tomar mais álcool só empurra um pouco mais pra frente o problema – uma hora o nível de álcool no seu organismo vai ter que se reduzir.

Não há desculpa para ser irresponsável
Mas se beber demais mesmo, ou se perceber que um amigo bebeu, a saída para evitar os efeitos ainda mais graves de uma intoxicação por álcool é o pronto-socorro. E se isto estiver virando um hábito, você pode estar a caminho de um problema mais sério, como a dependência ou as doenças do fígado.

Fumar piora a situação?
Sim. Álcool e fumo formam uma dobradinha imbatível. Mesmo quem fuma moderadamente aumenta a quantidade de cigarros quando está bebendo. E, quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue. Daí o processo de intoxicação pela bebida alcoólica é mais rápido.


Suco anti-ressaca
Maçã: 1 unidade média descascada
Cenoura: ½ unidade descascada
Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno
Laranja : suco de 1 unidade
Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.

Um ENGOV antes e um depois resolve tudo!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk :) Liv (hj de ressaca, pakabaaaaaaa)

.......Eu bebo sim, estou vivendo, tem gente que não bebe, está morrendo, eu bebo sim!!!!!!...........
Pin It

2 comments:

  1. Quantas aspirinas vou ter que levar p Londres???? KKKKK

    ResponderExcluir
  2. Faz a conta: 2 antes de dormir + 2 quando acordar x 15 dias + reservas pra casos extremos = um monte!!!!!!!!!

    ResponderExcluir