Share it!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Júlio Verne


Há 183 anos atrás nasceu, em 8 de fevereiro de 1828, Júlio Verne.
Viveu sua infância na cidade de Nantes na França. Com nove anos foi mandado para a escola Saint-Stanisla. Em 1846 entra no Collége Royal de Nantes, aonde começa a escrever poemas e o seu primeiro romance intitulado “Um Padre em 1839” o qual ficará inacabado. No ano de 1848 a mando de seu pai, vai à Paris estudar Direito, lugar onde começa a freqüentar salões literários e conhece Alexandre Dumas pai e filho (wow!). Começou a interessar-se mais pelo Teatro do que pelo Direito, com a descoberta desse fato, ele deixa de contar com o auxilio financeiro de seu pai, no qual começa a trabalhar como corretor de ações. Sua carreira começou quando conheceu o editor Pierre-Jules Hetzel que trabalhava com Victor Hugo (de novo wow!) e demais autores famosos na época. Entre 1862-1863 é publicado sua obra Cinco Semanas Em Um Balão. Que imediatamente virou um enorme sucesso. Era um relato sobre uma viagem à África em um balão, o livro era rico em detalhes, apesar de nunca ter viajado até a África, com sua capacidade de pesquisa e uma enorme imaginação, leitores se perguntavam se o livro contava uma ficção ou algo verídico. Com o grande sucesso conseguiu fama e dinheiro. Em 1897 morrem seu irmão Paul e seu amigo Alexandre Dumas Filho. Cinco anos após em 1902 descobre que sofre de catarata mas isso não o impede de escrever. Ele tinha um filho chamado Michel, que era rebelde, não seguia os mesmos passos do pai, quando seu filho completou 16 anos o mandou em uma viagem à navio por 18 meses, com esperança de que seu comportamento fosse corrigido, mas não foi o que aconteceu, logo após Michel casou-se com uma atriz, contra a vontade do pai, tendo dois filhos. Em 1886 seu sobrinho Gaston dispara dois tiros contra ele, até hoje não se sabe o motivo concreto para tal ato. Um dos tiros atingiu o ombro, e outro o tornozelo, demorou para cicatrizar e esse episódio serviu para unir pai e filho, pois Michel tinha medo da morte de seu pai. Nesse mesmo ano morre seu grande amigo e editor Pierre Hetzel, esse fato o deixou abalado por muito tempo. Em 24 de Março de 1905 Júlio Verne morre após uma crise de diabetes e foi enterrado em Amiens.

Uma mente que de certa forma previa o nosso futuro, escrito em vários gêneros, deixou a nós uma grande herança, a leitura!
Alguns de seus livros mais famosos:
• 1862-1863: Cinco Semanas Em Um Balão;
• 1864: Viagem ao Centro da Terra;
• 1865: Da Terra à Lua;
• 1866: É criada uma coleção intitulada: As Viagens Extraordinários de Julio Verne;
• 1868-1869: Os Filhos do Capitão Grant;
• 1869: À Volta a Lua;
• 1870: Vinte Mil Léguas Submarinas;
• 1873: A Volta ao Mundo em 80 Dias;
• 1876: Michel Strofoff;
• 1877: As Índias Negras e Hector Servadac;
• 1879: Os 500 Milhões da Begum;
• 1883: Keraban, O Teimoso;
• 1887: Robur: O Conquistador;
• 1885: Mathias Sandorf;
• 1897: A Esfinge de Gelo;

Muitos consideravam Júlio Verne uma mente brilhante e que de certa forma previa certos acontecimentos. Abaixo estão alguns fatos semelhantes entre seus livros e a nossa realidade:

Robur, O Conquistador, escrito em 1886. Robur é um cientista que constrói uma verdadeira fortaleza voadora, denominada “Albatross”, parece-se muito a um navio, mas ao mesmo tempo com um helicóptero.
Em 1910 é descoberto o Helicóptero...








Os 500 Milhões de Begum, escrito em 1879. Doutor Sarrasin que após herdar 500 milhões de francos franceses, decide fundar uma cidade com o nome France-Ville onde higiene, saúde, educação seriam a base de tudo. O professor Schultze ao tomar conhecimento de tal acontecimento, a 10 mil léguas funda a cidade Stahlstadt, que na verdade era uma fábrica que trabalhava com a extração de ferro, que como especialidade principal era a construção de máquinas balísticas. Marcelo Bruckmann, um grande amigo da família de Sarrasin, torna-se engenheiro e homem de confiança de Schultze. Marcelo descobre que Schultze tem planos para atingir a cidade de France-Ville, a uma distância de 10 mil léguas, pela lógica, à partir de Stahlstadt. Marcelo consegue fugir e avisar France-Ville sobre os planos... Quando iria acontecer o temeroso disparo, o projétil sai da atmosfera terrestre e entra em orbita.
Em 4 de Outrubro 1957, 78 anos após, com a Guerra fria, o satélite Sputnik é lançado entra em órbita o primeiro satélite artificial...

Da Terra à Lua, escrito em 1865. Conta a história de uma organização americana chamada Gun Club que era especializada em armas de fogo, canhões e balística. Queriam construir um enorme canhão para arremessar um projétil de forma cilindro-cone à Lua.
Em 1961 o primeiro homem, Iuri Gagarin, vai ao espaço...







Viagem ao Redor da Lua, escrito em 1869. Narra as aventuras dos tripulantes da nave espacial no caminho para a lua e de sua tentativa de voltar para a Terra.
Em 1969 o homem pisa na lua...

Vinte Mil Léguas Submarinas, escrito em 1870. Capitão Nemo equipa seus homens com Escafandro em seu Submarino ‘Nautilus’ e existem plataformas off-shore.
Em 1881 é criado o Escafandro Autônomo, em 1920 as plataformas Off-shore são inventadas, e em 1955 surge o primeiro submarino nuclear moderno...







Castelo dos Carpátos, escrito em 1892. Conta a história de uma aldeia na Transilvânia, em que o povo vive uma vida tranqüila e sossegada, em que cada um sabe que se respeitar os gênios da floresta estarão protegidos de qualquer malefício. Longe dali existe um castelo abandonado do barão Rodolf de Gortz, desaparecido a anos. Mas eis que surge um simples objeto de enorme avanço cientifico, um óculo de aumentar, que fica apontado a uns dos torreões do castelo. Logo após uma series de acontecimentos vêem a acontecer amedrontando os aldeões, a fortaleza parece estar habitada, e o povo de imaginação fértil acreditava que ali haviam entidades não humanas.
Em 1926 é inventada a televisão e em 1966 o vídeo cassete...


Paris no Século XX, escrito em 1864. Foi o segundo livro escrito por ele, mas o último a ser publicado, pois seu editor Hetzel não achará uma boa idéia publicar tal livro na época, pois conta de um lado como são bons os avanços tecnológicos e por outro lado como podem não ser. Fala de um jovem que vive em um mundo de edifices, trens-bala, carros movidos a gas, calculadora e com rede de comunicacao global.
Em 1950 é criada a vídeo conferência, um dos aspectos que é citado no livro; em 1903 começam a aparecer os trens-bala e em 1960 e criada a primeira calculadora eletrônica...



Seus livros são muito interessantes, bons de ler pois faz a nossa imaginação viajar em suas historias. Alguns de seus livros se tornaram filmes ou seriados de TV; quero ver todos!



  

Com Captain Nemo!


:) Liv
______________________________________________
Jules Gabriel Verne (February 8, 1828 – March 24, 1905)
Was a French author who pioneered the science-fiction genre. He is best known for novels such as Twenty Thousand Leagues Under the Sea (1870), A Journey to the Center of the Earth (1864), and Around the World in Eighty Days (1873). Verne wrote about space, air, and underwater travel before air travel and practical submarines were invented, and before practical means of space travel had been devised. He is the third most translated individual author in the world. Some of his books have been made into films.
Pin It

0 comments:

Postar um comentário