Share it!

terça-feira, 31 de maio de 2011

..........e as outras turmas

Turma do Chico Bento


Adooooooooooooooooooooooooro esse!!!!!!

Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, composta em sua maioria por fazendas. A ambientação e as rotinas das personagens retratam fielmente o cotidiano e a cultura caipira. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça, e Chico Bento, um coadjuvante.
Na Vila Abobrinha ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau (da qual os meninos roubam goiabas das árvores), a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino, todos frequentados normalmente por Chico e sua Turma.

Chico Bento
Caipira de chapéu laranja, blusa amarela e calça desfiada xadrez azul. Chico tem uma personalidade alegre e costuma defender os animais e a flora de Vila Abobrinha. Ele tem uma namorada, Rosinha. Seu pai é agricultor. O melhor amigo de Chico é seu primo Zé Lelé.

Rosinha
Namorada de Chico Bento. Embora seja humilde, adora os elogios que Chico faz à sua beleza e é frequentemente paquerada por Genesinho, filho do coronel, embora não dê muita bola às suas investidas.

Nhô Lau
Fazendeiro de Vila Abobrinha rabugento, que vive tentando dar tiros de sal grosso nos meninos, incluídos no grupo Chico e Zé Lelé, por lhe roubarem goiabas. Em algumas histórias, os meninos lhe ensinam lições e Nhô Lau fica mais afável.

Zé Lelé
É o atrapalhado e não muito inteligente primo de Chico, assim como seu melhor amigo. Sua falta de inteligência e sua ingenuidade causam certa irritação dos amigos. Seu nome verdadeiro, mencionado em algumas ocasiões, é José Eleutério.

Turma do Bidu


Bidu
(1959) é um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bidu era cinza). O primeiro personagem de Mauricio, cachorro do Franjinha. Inicialmente fazia aparições apenas com a turminha, se comportando como um cachorro, mas com o tempo ganhou uma outra 'dimensão', estreando histórias solo, como ator, personagem e se comportando quase como humano, satirizando as próprias histórias.

Bugu
(1972) - "Alô, mamãe!". Amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu é sempre chutado para fora pelo mesmo ao final das histórias. Seu maior dom é fazer imitações, e sempre arranja um jeito de representar algo no meio das historinhas do Bidu. Certa vez, apareceu Dudu, um cachorro que sabia imitar o Bugu! Um imitador de imitador…

Manfredo
(1982) - é um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu (nas histórias de bastidores): contra-regra, braço-direito, secretário, assistente, produtor, enfim, o que for preciso. Não costuma contracenar com Duque.

Duque
(1973) - o melhor amigo do Bidu. Esperto e simpático, está sempre convidando o Bidu para acompanhá-lo nos passatempos caninos, como correr atrás de pneus.

Turma do Horácio


Esse me faz lembrar sempre de papai, nao sei pq :)

Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar.
Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.

Horácio
Tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Mauricio.

Lucinda
Namorada de Horácio. Vive falando em casamento com Horácio, que sempre tira o corpo fora.

Tecodonte
E' o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as ideias "solidárias" deste, como na história em que Tecodonte caiu, mas Horácio não riu dele.

Turma do Penadinho


Uma turma de seres do folclore popular mundial, tais como fantasmas vestidos de lençóis, lobisomens, múmias, etc.

Penadinho
Um fantasma baixinho. Geralmente não faz nenhuma maldade, mas às vezes sai para assustar pessoas com seus amigos. É revelado em uma história que tinha pernas altas, mas ficou atarracado, como todos o conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. Há também outra versão de sua morte, a de que ele estava praticando mergulho sub-aquático, quando veio um tubarão e comeu a cabeça dele.

Dona Morte
Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadinho. Aparece na maioria das histórias, com ou sem Penadinho e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.

Zé Vampir
Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. É um dos grandes amigos de Penadinho. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue. Também não é homossexual, já que só suga mulheres.Paródia do Drácula de Bram Stoker

Cranicola
Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma.

Frank
Um ser criado pelo dr. Frankestóim. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente.Sátira do Frankenstein de Mary Shelley

Turma da Tina


Lançada em 1964, em uma tira de jornal, onde somente aparecia Tina e Rolo completamente Hippies. Mais tarde, em 1970, Tina faz a sua estreia em uma historinha solo de duas páginas. Em maio de 2009, ganhou revista-solo.
As histórias da Turma da Tina são voltadas para o público adolescente. Inicialmente Tina e Rolo tinham visual hippie e se passavam na Bahia. Ao longo do tempo, o visual deles foi mudando. Tina talvez seja a personagem mais reformulada de Mauricio de Sousa.
Eles também moram no Bairro do Limoeiro e em algumas raras vezes se encontram com a Turma da Mônica, mas somente em histórias especiais, já que são mais velhos do que os personagens da "Turminha". Os principais integrantes são: Tina, Rolo, Pipa e Zecão.

Tina
Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Tina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério(tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Pipa, e seus melhores amigos são o Rolo e o Zecão.

Rolo
O bon vivant acha-se o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Tina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias. Seu melhor amigo é o Zecão, namorado da Pipa.

Pipa
Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Tina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Zecão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Tina e está sempre disposta a ajudá-la.

Zecão
Namorado da Pipa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento, e a Tina é quem o põe para cima quando ele briga com a Pipa e tenta fazer os dois se reconciliarem. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada. Seu melhor amigo é o Rolo.

Turma do Piteco


Lançada em 1965 em um livrinho. Uma turma e habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de LEM.

Piteco
Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Rolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.Seu sobrenome,da Silva,não faz sentido porque na pré-história os sobrenomes ainda não tinham sido inventados

Thuga
Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme "Turma da Mônica-Uma Aventura no Tempo".

Bolota
Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.

Beleléu
O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

Turma da Mata

Animais antropomorfizados, vivendo na selva sob o comando de um rei leão.

Turma do Papa-Capim


Uma tribo de índios (estilizados) que vive na Amazônia(no passado). É usada por Mauricio para passar mensagens ecológicas.

Papa-Capim
Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica que odeia os "homens brancos" e que é perfeitamente ligado a natureza. Nunca deixa seu amigo Cafuné na mão e é muito valente.

Cafuné
Indiozinho muito medroso, narigudo e brincalhão, é o grande e inseparável amigo do Papa-Capim. Ajuda seu amigo nos seus deveres e o acompanha nas suas aventuras pela mata.

Jurema
Representa a figura feminina dos curumins, que é como se chamam as crianças índias. Tem com Papa Capim uma afinidade especial, mas são apenas amigos.

Turma do Astronauta


Na verdade, 'turma' não seria mais correto, visto que são poucos personagens fixos. Trata-se do ambiente onde se passam as aventuras de 'Astronauta', um astronauta brasileiro que viaja pelo espaço em uma nave redonda.

Astronauta
(1963): Um astronauta brasileiro e herói interplanetário. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.

Ritinha
Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.

Computador
O companheiro de Astronauta é um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.

Turma do Ronaldinho Gaúcho


Em 2006 Mauricio lançou a revista do Ronaldinho, em que repetia a experiência feita anteriormente com o Pelezinho, transformando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho em personagem a interagir inclusive com a Turma. Foi lançado no mês de julho de 2006, aproveitando-se da grande expectativa gerada pela Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.

Ronaldinho Gaúcho
(2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.

Diego
Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.

Assis
É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.

Deisi
Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas. Pin It

0 comments:

Postar um comentário