Share it!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fundação Xuxa Meneghel


 

A crescente necessidade de cuidar de crianças a levou a inaugurar a Fundação Xuxa Meneghel em 12 de outubro de 1989. Isso aconteceu após uma visita a uma senhora na Pavuna, que abrigava de forma precária algumas crianças, e Xuxa vendo a cena comoveu-se: "-Se ela faz isso com tão pouco, por que eu não posso ajudar também?"

A Fundação Xuxa Meneghel surgiu a partir de um sonho. Certa vez, ao participar de um evento na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, Xuxa foi convidada a conhecer a casa de uma senhora. Ao chegar lá, uma surpresa: o lugar modesto abrigava mais de 80 crianças. Xuxa saiu de lá pensando: “Puxa, uma pessoa praticamente sem recurso nenhum consegue tomar conta de tantas crianças. Por que eu também não posso fazer um pouquinho?”. Foi ali que tudo começou, em 1989.

No início eram apenas 180 crianças mas, com muito esforço e dedicação, não só de uma equipe sem igual mas de parceiros sempre presentes, a Fundação cresceu.

E 20 anos depois, quer sonhar junto com você. A Fundação Xuxa Meneghel atua na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de exercer plenamente seus direitos, desenvolver suas potencialidades e ter poder de decisão sobre as questões que as afetam diretamente.

Em 2008, a Fundação prestou mais de 4 mil atendimentos semanais em diversas atividades e oficinas. Na FXM, as crianças de 3 a 5 anos são atendidas em horário integral e as de 6 a 12 anos, em horário complementar ao da escola. Elas contam com um espaço receptivo com atendimento psicossocial e atividades nas áreas de Educação & Cidadania, Saúde, Nutrição & Ecologia, Arte & Cultura e Esporte & Lazer, além de projetos de aumento de escolaridade, capacitação profissional, geração de renda, inclusão digital e inglês.

Um sonho que virou um projeto de inclusão e resgate de cidadania de cerca de 10% da população de Guaratiba e que, como todo sonho bom, precisa se realizar todo dia.

A missão é “contribuir para que as crianças, jovens e famílias de Guaratiba que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham oportunidade de transformação dessa condição construindo sua identidade pessoal e fortalecendo seu vínculo comunitário por meio de ações sócio-educativas e culturais”.

Seis grandes áreas de atividade

Arte & Cultura
A valorização e o estudo da cultura local é o conteúdo básico para o desenvolvimento do trabalho em todas as linguagens artísticas.

Saúde, Nutrição & Ecologia
Com abordagens diferenciadas, as ações propõem a reflexão sobre a saúde e a alimentação saudável.

Educação & Cidadania
Duas áreas norteadoras de todo o trabalho institucional. Este trabalho entende que é preciso promover a educação formal e não formal para crianças, jovens e adultos da comunidade.

Comunicação & Tecnologia
Um grande estimulo à integração da comunidade ao universo digital.

Esporte & Lazer
A recreação, livre ou dirigida, é supervisionada por profissionais que incentivam o interesse da criança por atividades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Qualificação Profissional
Incentivo e desenvolvimento de ações que contribuem para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Apadrinhe uma ou mais crianças da Fundação Xuxa Meneghel

Com R$ 330,00 mensais – apenas R$ 11,00 por dia - você se torna parte do nosso trabalho e ajuda a criar oportunidades para muitas crianças e famílias. Precisamos fazer ainda mais. Precisamos de você!
Ligue para fonefax (21) 2417-1252
ou envie um e-mail para apadrinhamento@fundacaoxuxameneghel.org.br.

Um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra você!
Liv Pin It

0 comments:

Postar um comentário