Share it!

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Turma da Monica

Se isso mexeu contigo, vc teve infância! :-)

Turma da Mônica é um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa no ano de 1959.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho.
Os primeiros personagens da Turma da Mônica foram Bidu e Franjinha publicados pela Editora Continental em 1960.
A Turma da Mônica foi publicada pelas editoras Abril e Globo e desde 2007 vem sendo publicada Panini Comics, além da publicação de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.
As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008.


A Turma da Mônica

Mônica
Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo para casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive para baixo e para cima agarrada a um coelho de pelúcia. (Sansão - Coelhinho de pelúcia azul, inanimado, é o bichinho de estimação da Mônica). E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos.  Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.

Cebolinha
Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.

Cascão
Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio. Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.

Magali
Magali é outro personagem baseado em pessoa real. A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos. Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina. É a única que não vive brigando com a Mônica. Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

Filmes


1979 Mônica e Cebolinha – No Mundo de Romeu e Julieta' Filme em live-action, feito para televisão

1982 As Aventuras da Turma da Mônica

1983 A Princesa e o Robô

1986 As Novas Aventuras da Turma da Mônica
Mônica e a Sereia do Rio Filme em live-action/animação
Participação especial de Tetê Espíndola

1987 O Bicho-Papão

1988 A Estrelinha Mágica

1989 A Rádio do Chico Bento Filme em live-action

1978 Romeu e Julieta

1990 Chico Bento, Óia a Onça

2004 Cine Gibi Filme em live-action/animação
Participação especial de Luciano Huck, Wanessa Camargo, Fernanda Lima, Pedro e Thiago

2005 Cine Gibi 2 Lançado direto em vídeo

2007 Uma Aventura no Tempo Indicado – Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de Melhor Filme de Animação

2008 Cine Gibi 3 Lançado direto em vídeo

2009 Cine Gibi 4 Lançado direto em vídeo

2010 Cine Gibi 5 Lançado direto em vídeo

Em breve Horácio O Filme Animação 3D em produção (Obaaaaaaaaaaaaaaaaaa!)


Quantas e quantas vezes eu li os gibis e vi os filmes da turma da Monica. O filme de 86 com a Teté Espíndola, Jesus eu e minha irmã acho que conseguimos furar uma fita de vídeo de tanto assistir. Como a gente adorava.
Alegrias de nossa infância! :)
Liv
Pin It

0 comments:

Postar um comentário