Share it!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A evolução do sutiã

O sutiã, é sem dúvida alguma o amigo do peito da mulherada, e tem quase dois milênios de história, e surgiu quando as mulheres de Creta começaram a usar tiras de pano para modelar os seios, ou mesmo quando as romanas, enrolavam faixas nos seios para diminuí-los.



Mas a idéia, propriamente, de sutiã surgiu muito tempo depois quando a francesa Herminie Cadolle, em 1889, cansada do desconforto causado pelos espartilhos, resolveu cortá-los, criando assim, uma espécie de sutiã. A idéia foi patentiada muito tempo depois pela norte-americana conhecida como Caresse Crosby.


De lá para cá a peça sofreu inúmeras modificações.

1920
Possuía um estilo garçonne, achatando os seios, seguindo a tendência de mulheres com formas mais masculinizadas.



1930
A silhueta feminina volta ao apogeu, os seios empinados eram o desejo da maioria. Surge o bojo de enchimento e as estruturas de metal para aumentar o busto.



1940/1950
As peças se tornam mais sedutoras e conquistam as estrelas de Hollywood. O símbolo de beleza era o corpo das pin-ups, entre elas, a atriz Marilyn Monroe.



1960/1970
As feministas queimam o sutiã em praça pública ilustrando-o como símbolo da repressão feminina. Em contrapartida, o sutiã ganha transparência e renda, além dos bojos que ganham mais sustentação. Surgem as alças elásticas e reguláveis.



1980 
O surgimento da Lycra revoluciona a produção das lingeries. Os tecidos cumprem o papel de segunda pele, o conforto era o quesito principal!



1990
Os modelos sem costura são a grande novidade, assim como a lingerie esportiva. Surge a moda “outwear”, peças de lingerie são usadas na forma de bodys, bustiês, corpetes! O sutiã push-up levanta e une os seios. Peças com recortes capazes de diminuir, e outras especialmente para as próteses de silicone. Além disso, os sutiãs se adaptam a cada tipo de decote, graças às alças removíveis.


2000
Surge o modelo hight-tech e sutiãs com atributos que vão além de sustentar os seios, peças confortáveis, que secam e absorvem a transpiração, hidratam os seios, entre outras funções.



2010
Chega com a customização do sutiã diferentes copos e contornos para adequar cada tipo de seio. Ele é mais colorido, mais vibrante. As alcinhas são estampas ou trabalhadas, detalhes em metal e cristais deixam esta peça ainda mais atraente.


Pin It

0 comments:

Postar um comentário