Share it!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O ABC da Mesa

Para quem adora cozinhar e receber as amigas em casa com estilo! Super algo que adoramos fazer né meninas!? :) xx Liv
 
Mesa
 
Coloque na mesa apenas o que é necessário de acordo com o cardápio.
A disposição dos talheres obedece à ordem em que serão usados, de fora para dentro. As facas ficam à direita, com o corte virado para o prato, e os garfos, à esquerda. As colheres são para os caldos: a maior acompanha o prato fundo comum e a menor é para a sopa servida na tigelinha (se tiver).
No alto do sousplat (base que recebe o prato), vão os talheres de sobremesa. Observe que a colher e faca têm cabos virados para a direita e o garfo fica ao contrário.
O guardanapo de pano já dobrado (com ou sem argola), pode ficar sobre o prato ou à esquerda dele.
Coloque o pratinho de pão no alto, à esquerda. O lado oposto fica reservado às taças, em linha reta ou na diagonal. A de águia mais no centro, depois as de espumante, vinho tinto e vinho branco, nessa sequência.
O chá ou café pode ser servido à mesa ou posteriormente, em outro lugar na casa.

Taças
Os sommeliers, estudiosos das variedades de vinho, não dispensam as peças de cristal transparente, bem fino, que permite analisar a coloração da bebida. Já existem versões mais em conta de vidro e até descartáveis.
Água- são sempre as maiores e podem ou não ter pé. Como a água não tem sabor que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos.
Espumante- ela é fina e direciona a fervência e os aromas para o nariz e a boca.
Vinho tinto- sua taça é menor do que os de tinto. Pode ser usada também para vinhos rosés.
Vinho tinto- o bojo (corpo) é mais curto e largo e dá mais espaço para o oxigênio interagir com a bebida e liberar os seus aromas.
 
Pin It

0 comments:

Postar um comentário